MASCOTES



 Desde a segunda metade da década de 80, a torcida também “abraçou” o porco como mascote. A origem do apelido remete à forma pejorativa pela qual os italianos eram chamados durante a Segunda Guerra Mundial – os rivais usavam o apelido como provocação. Após décadas sentindo-se ofendida com o apelido, a torcida adotou o mascote em 1986, nas fases finais do Campeonato Paulista: com gritos de "dá-lhe Porco!!" e "Porcoôôô..", acabando com a gozação de outros clubes. Alguns dias depois, para consagrar mudança, a Revista Placar
estampou na capa o meia Jorginho Putinatti, símbolo daquela geração, segurando um Porco no colo. Hoje em dia, o Porco é o mascote mais lembrado nos gritos da torcida nas arquibancadas.
A esposa do diretor de marketing, João Roberto Gobbato, em 1983, criou esse desenho  O primeiro Porco  em uma carta que iniciou um processo de adoção do Porco que levaria três anos pra ser aceito... Hoje é o xodó da torcida, 31/08/14 fará 28 anos!


O periquito é o mascote oficial da Sociedade Esportiva Palmeiras. Adotado ainda em 1917 pelos torcedores do Palestra Italia, quando o uniforme totalmente verde começou a ser utilizado, o mascote também se origina no fato de que existiam muitas aves deste tipo nos bosques do Parque Antarctica. Os primeiros registros oficiais, no entanto, apareceram somente nos anos 40, logo após os incidentes que fizeram com que o Brasil entrasse na Segunda Guerra Mundial e o Palestra mudasse definitivamente o seu nome para Palmeiras. O periquito ganhou força entre os torcedores e os jornalistas esportivos, tornando-se o símbolo do clube mais vitorioso do Brasil.



Redes Sociais




Fonte: Site PalmeirasPorco - SE Palmeiras