quarta-feira, 7 de maio de 2014

Brasil nunca foi campeão mundial sem palmeirenses no elenco. Será que vai?

Nas cinco Copas vencidas pela Seleção Brasileira, sempre houve a presença de algum jogador do Palmeiras; relembre suas campanhas




Os supersticiosos que se preparem, pois há um dado na lista de convocados para a Copa do Mundo de Felipão que pode sinalizar um tropeço na busca pelo hexa. Trata-se da ausência de jogadores do Palmeiras, o que não aconteceu em nenhum dos Mundiais conquistados pela Seleção até aqui.

Ao todo, nove palmeirenses estiveram presentes nas cinco Copas vencidas pelo Brasil. São eles: Mazzola (1958); Djalma Santos, Zequinha e Vavá (1962); Leão e Baldocchi (1970); Zinho e Mazinho (1994); Marcos (2002).

Para o Mundial de 2014, até havia a perspectiva de alguns jogadores serem incluídos. Leandro, por exemplo, havia sido chamado por Felipão em 2013. O atacante, no entanto, não vive boa fase atualmente. O zagueiro Henrique, que jogava pelo Alviverde até o ano passado, também havia sido convocado pelo treinador. Alan Kardec chegou a ser cotado, mas sequer pertence mais ao Verdão.

CONFIRA ABAIXO AS PARTICIPAÇÕES DE PALMEIRENSES NOS CINCO TÍTULOS MUNDIAIS DA SELEÇÃO BRASILEIRA:

1958 - Mazzola

Mazzola era o único representante palmeirense na Seleção. O atacante até começou a Copa como titular, mas perdeu espaço para Pelé e Vavá, terminando a competição fora da equipe. Foram três jogos disputados pelo atleta (de um total de seis jogados pelo Brasil) e dois gols marcados.

1962 - Djalma Santos, Zequinha e Vavá

Dois dos destaques da Seleção em 1962 foram os palmeirenses Djalma Santos e Vavá. O lateral foi um dos responsáveis pela boa defesa do Brasil, que levou apenas cinco gols em seis partidas. O atacante, por sua vez, com quatro gols, foi o vice-artilheiro do torneio e o principal goleador canarinho, ao lado de Garrincha. Ambos disputaram todos os jogos. Zequinha não entrou em campo.

1970 - Leão e Baldocchi

Tanto o goleiro quanto o zagueiro não entraram em campo na Copa de 1970. Ambos apenas fizeram parte do elenco convocado por Zagallo.

1994 - Zinho e Mazinho

Zinho e Mazinho chegaram à Copa de 1994 em situações distintas. Enquanto o meia era titular absoluto do time de Parreira, o volante teve de conquistar a vaga ao longo da competição. Zinho jogou todos os sete jogos do Brasil. Mazinho, por outro lado, só se firmou como titular a partir das oitavas de final (na fase de grupos entrou duas vezes no decorrer das partidas e ficou um jogo sem atuar).

2002 - Marcos


Marcos foi titular absoluto da Seleção na Copa de 2002. O goleiro palmeirense jogou todos os sete jogos, sem ser substituído em nenhum deles. Levou quatro gols nas sete partidas.

CONVOCADOS 2014. #RUMO AO HEXA!